16 de dezembro de 2015

"Como Nossos Pais"


Acredito que seja normal compararmos o que somos hoje ao que nossos pais eram na nossa idade. Você já deve ter feito isso alguma vez.

Por exemplo, minha mãe engravidou de mim aos 24 anos. Nesta idade eu nem namorado tinha, quem dirá filhos. Aos 30 anos eu penso que meus pais eram adultos completamente maduros, com suas vidas mais ou menos resolvidas e eu nem mesmo sei onde estarei no fim de semana. E no fim de semana já terei 30 anos - hoje ainda tenho 29.

Lembro de ser criança e ter total segurança em relação ao que eles me diziam - eles sabiam sobre tudo, sempre. Hoje eu os vejo de forma tão diferente e isso me incomoda às vezes. Eles são menos super-heróis, agora são mais reais e mais humanos. Eles constantemente erram em suas suposições, precisam de ajuda para várias coisas e não me deixam mais tão segura em relação ao que afirmam. É obvio que gosto de estar com eles, mas ao invés de simplesmente relaxar porque um ou outro sabe exatamente o que está fazendo, eu tenho que ser parte de algumas conversas sérias e tomar decisões por eles também.


Como era fácil ser criança, como era fácil achar que meus pais eram os adultos mais sabichões do universo. Como cansa tomar decisões o tempo todo e lidar com as consequências de cada uma delas. Às vezes eu não queria decidir o que vou comer, queria chegar em casa e ter que comer fígado porque minha mãe disse que era bom pra saúde e porque se eu não comer, além de não ter sobremesa, ficarei de castigo. Queria acordar num sábado e ouvir que Hoje vamos ver o vovô e não ter mais nada a discutir a respeito.

Nenhum comentário: